3 Receitas caseiras para espantar a gripe

27 mai. 2016

Quando o inverno finalmente chega às cidades brasileiras, muitas pessoas tiram os agasalhos dos armários para se proteger do clima mais frio e ficar longe das doenças tradicionais dessa época do ano, como a gripe, as viroses e os resfriados.

Tons3Mesmo com todo o cuidado, nem todo mundo consegue passar todo o inverno sem sofrer algum sintoma dessas doenças comuns e de fácil tratamento, por esse motivo, é sempre bom ter um plano B na manga para poder diminuir os desconfortos tradicionais desses quadros clínicos. Separamos para você três receitas caseiras imbatíveis para ajudar a combater a gripe nessa época do ano. Confira logo abaixo!

Xarope de cebola vermelha e mel

Pode parecer estranho ver uma cebola em uma receita de bebida para tratar os sintomas da gripe, porém essa receita, apesar de contar com o ingrediente, não tem nenhum sabor desse vegetal ao final do seu preparo.

A cebola é o principal ingrediente desse xarope por ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes importantíssimos para o combate à gripe. Quando ela é associada ao mel, a sensação de desconforto e congestão nasal é bastante reduzida.

Para preparar o seu xarope você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 cebola vermelha inteira (higienizada e cortada horizontalmente)
  • Mel a gosto

Em uma tigela a parte comece a remontar a cebola, colocando as rodelas em uma pilha intercalada por camadas de mel. Quando o alimento estiver completamente reconstruído cubra toda a tigela e deixe descansar por 12 a 15 horas, para ser utilizada no dia seguinte. Quando esse intervalo passar, você poderá observar um xarope doce que se formou na tigela, rico em nutrientes dos dois alimentos. Você pode optar por tomar uma colher pura do preparo ou misturar com um pouco de água quente e ingerir como chá. Garantimos que ele não terá sabor de cebola!

Chá de limão com mel

O limão, assim como a cebola, também é um alimento rico em antioxidantes e interessantíssimo para combater os sintomas desconfortáveis das gripes e resfriados características do inverno. A mistura dessa fruta com o mel ajuda a descongestionar as vias aéreas e facilitar a respiração durante a manifestação da gripe.

Para preparar esse chá, você vai precisar de:

  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 xícara de chá de água fervente

Ferva uma quantidade de água suficiente para preencher uma xícara de chá. Quando estiver pronta, adicione as colheres de mel e mexa bem até formar um líquido homogêneo. Ao final da mistura adicione o suco de um limão e consuma imediatamente para usufruir ao máximo das vitaminas e minerais presentes nessa bebida.

Canja de galinha tradicional

Quem nunca tomou uma canja de galinha para poder combater os sintomas de uma forte gripe que atire a primeira pedra. Existe um motivo nutricional interessante para esse alimento se tornar uma alternativa tão importante para quem está sofrendo com esse quadro clínico desconfortável: a galinha e os vegetais utilizados nessa receita são ricos em antioxidantes e nutrientes que combatem os sintomas da doença e aumentam o bem estar – além de oferecer uma dose significativa de energia para o corpo após o seu consumo.

Para preparar sua canja de galinha você vai precisar de:

  • ½ kg de carne de frango (pode ser o pedaço que você preferir, especialmente com o osso)
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 1 caldo de galinha
  • ½ xícara de arroz branco
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 litro e ½ de água fervente
  • Salsinha

Tempere a carne de frango que você escolheu com um pouco de sal e coloque em uma panela de pressão com a cebola, o óleo, o alho e o caldo de galinha. Deixe a mistura fritar um pouco no óleo e adicione a água fervente, colocando depois o arroz e a cenoura. Feche a tampa e deixe a panela no fogo até pegar pressão. Conte aproximadamente 15 minutos após a panela começar a fazer barulho, deixando o conteúdo cozinhar em fogo médio. Quando desligar o fogo deixe a panela perder a pressão, abra e acrescente a salsinha. Na hora de servir retire os pedaços de osso da carne de frango que sobraram e saboreie a canja.

Acreditamos que, com a ajuda dessas três receitas caseiras, combater os sintomas da gripe e dos resfriados de inverno será bem mais fácil e saboroso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>