A importância do ar puro para a sua saúde

03 jun. 2016

Os problemas respiratórios causados pela poluição e até pelo clima nas grandes cidades são cada vez mais comuns, e basta observar a reação do nosso organismo em diferentes ambientes para perceber como a qualidade do ar nos afeta: próximo ao oceano ou ao lado de cachoeiras, florestas, bosques ou praças arborizadas, a sensação de bem-estar é incontestável. Nosso corpo reage positivamente ao ar puro encontrado nesses locais.

1Por outro lado, quando a pressão atmosférica cai, ou quando estamos em áreas com alto índice de poluição, ou mesmo ao entrar em locais fechados onde não há renovação do ar, nos sentimos mal, a respiração é afetada e todo nosso organismo sofre os efeitos disso.

No texto de hoje, você vai entender melhor a importância do ar puro para a sua saúde e conhecer algumas práticas que podem beneficiar todo o seu organismo. Respire fundo e vamos lá!

A qualidade do nosso ar

O ar que respiramos é composto por oxigênio, nitrogênio e uma mistura de outros gases, como gás carbônico e hidrogênio. Porém, a qualidade do ar está em constante declínio, especialmente em áreas próximas a usinas, indústrias ou locais com grande concentração de automóveis.

Além disso, estatísticas apontam que o ar atualmente contém 30% menos oxigênio se comparado com o ar que nossos antepassados respiravam há 200 anos! Ou seja: precisamos nos esforçar para entrar em contato com ar de melhor qualidade no nosso cotidiano.

Benefícios do ar puro

Sabe aquele bem-estar que você sente em uma caminhada na natureza? Ele não é o único benefício que o ar puro desses ambientes te traz. Além dele, podemos mencionar também:

  • Melhora do rendimento físico, especialmente em atividades esportivas;
  • diminuição do estresse associado à vida agitada dos centros urbanos;
  • eliminação de toxinas;
  • diminuição no risco de alergias respiratórias;
  • melhor oxigenação do organismo, trazendo benefícios para o sistema nervoso, o cérebro e todos os órgãos do corpo.

Dicas práticas para aproveitar o ar puro

A maneira de respirar já faz toda a diferença. Respirações profundas, enchendo todo o pulmão de ar, e expirando lentamente, favorecem a absorção do oxigênio. Além disso, a prática de meditação pode ajudar com a consciência da respiração durante todo o dia. O exercício ao ar livre, em locais arborizados e sem a presença de automóveis, também traz benefícios ao sistema nervoso e a todos os órgãos do nosso corpo.

Dentro de casa e no escritório, tente manter o ambiente bem-arejado e ventilado, com renovação constante do ar — isso prolonga a sensação de bem-estar. Além disso, procure evitar produtos que causam poluição do ar no ambiente e diminuem a sua qualidade, como aromatizantes em spray, cigarro, incensos, inseticidas, etc. Em um ambiente limpo e arejado, não há necessidade de aromas artificiais!

Atenção especial na hora de dormir: não durma com o quarto fechado ou em ambiente abafado. Mantenha a ventilação constante, mesmo nos dias frios; é preferível vestir um agasalho e promover a renovação do ar, certo? Isso vale especialmente quando estamos doentes: nos recuperamos mais rapidamente de gripes, resfriados e outras enfermidades em locais bem-ventilados.

A melhora na qualidade de vida com essas práticas simples é visível logo nos primeiros dias!

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