Procurando opções de Ecoturismo? Em Jundiaí tem!

17 mai. 2016

Muitas vezes, o “Ecoturismo” é um termo entendido equivocadamente. Muitos pensam se tratar somente de opções de turismo que envolvam um contato mais direto com a natureza. No entanto, essa é uma modalidade complexa, que busca conciliar a atividade econômica com a preservação ambiental e se tornar cada vez mais sustentável.

O Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com a EMBRATUR, lançou a seguinte definição de Ecoturismo: “é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. Portanto, é um segmento voltado para a contemplação, para as atividades de lazer ou esportivas em contato com o meio ambiente, a fim de que o patrimônio natural e cultural do local visitado seja preservado.

Forest 2Um dos objetivos do Ecoturismo é a intervenção mínima no ponto turístico. Assim, essa é uma opção ao “turismo de massa”, que visa principalmente à maximização dos lucros por meio da atração do maior número de turistas possíveis.

Procurando opções de Ecoturismo? Leia o nosso artigo de hoje e conheça o que Jundiaí tem para oferecer!

Os guias do Ecoturismo

No Brasil, essa modalidade foi regulada em 1994 pelas “Diretrizes para a Política Nacional de Ecoturismo”. Elas avaliam o potencial turístico do país, os marcos referenciais internacionais, as possíveis vantagens do turismo bem organizado e os possíveis impactos negativos.

Normalmente, o Ecoturismo é realizado em pequenos grupos e de uma forma que aproxima melhor os integrantes da equipe e os turistas. Provavelmente, você nunca enfrentará a situação de um guia que, simplesmente, repete um manual e que deseja o mínimo de envolvimento com você e com a sua família.

Geralmente, eles são mais solícitos e estão naquele ramo porque o amam! Assim, você sentirá que eles falarão das atrações com muito mais paixão.

O ramo do turismo que mais cresce

Este é o ramo da indústria do turismo que mais cresce. De acordo com estatísticas da OMT (Organização Mundial de Turismo), publicadas no Dicionário Ambiental da Revista “O ECO”, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o Ecoturismo cresce a taxas de 15% a 25% por ano.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas de todo o mundo buscam o turismo ecológico. O faturamento anual desse tipo de recreação, a nível mundial, é estimado em US$260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$70 milhões.

O que Jundiaí oferece

A principal atração de nossa cidade é a Serra do Japi. Nesse local, há diversas trilhas nas quais você e a sua família encontrarão uma mata preservada, com flora e fauna exuberantes!

Há também diversas cascatas que oferecem um clima ameno e uma opção refrescante para os dias quentes. Além disso, a cidade conta com propriedades privadas, como a “Fazenda do Japiapé”, “Fazenda Montanhas do Japi”, “Fazenda Ribeirão” e o “Viveiro Terra Nova”.

Para realizar visitas ao parque, é necessário que haja o acompanhamento de monitores. Por isso, elas devem ser agendadas no telefone (11) 4589-8562.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>